Montijo Saudável

O Gabinete para a Europa da Organização Mundial de Saúde criou o Projecto Cidades Saudáveis com o objectivo de proporcionar uma estratégia para testar a aplicação dos princípios de Saúde para Todos a um nível local.

A base estratégica deste Projecto é constituída por 5 elementos:

– promover uma política nacional saudável;

– criar ambientes favoráveis;

– fortalecer a participação da comunidade;

– melhorar as capacidades pessoais;

Participam todos os agentes locais que intervêm activamente na vida da comunidade e o apoio activo por parte dos órgãos políticos da cidade e dos prestadores de cuidados de saúde é imprescindível para a viabilização do projecto.- reorientar os serviços de saúde.

A Câmara Municipal de Montijo e o Centro de Saúde de Montijo aderiram formalmente, no dia 2 de Fevereiro de 2001 à Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, através do Projecto Montijo Saudável.

No dia 5 de Novembro de 2001 realizou-se o 1º Encontro com os parceiros onde foi apresentado o Perfil de Saúde do Concelho de Montijo e assinada a Declaração de Compromisso entre os parceiros, a Autarquia e o Centro de Saúde. Dessa declaração resulta que o Montijo Saudável é um projecto de parceria que pretende desenvolver um processo dinâmico de saúde para o município. Os compromissos então assumidos foram os seguintes:

– Concordar com os princípios e estratégias de Saúde para Todos, enunciados pela Organização Mundial de Saúde;

– Colaborar, enquanto parceiros, para a execução dos princípios e estratégias do ponto anterior, através do Projecto Montijo Saudável, da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis e da Rede de Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde;

– Contribuir para a divulgação e aplicação do Projecto Cidades Saudáveis no Concelho de Montijo;

– Apoiar uma possível candidatura do Município de Montijo à IV Fase do Projecto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde.

Hoje, Montijo integra quer a Rede Nacional como a Rede Europeia de Cidades Saudáveis, para a qual foi designada como cidade-membro nas IV e V fases do projecto, abraçando diariamente os desafios da inclusão da Saúde em todas as estratégias de desenvolvimento local.

Anúncios