Apresentação

Hoje, importa pensar de uma forma estratégica, integrada e, acima de tudo, participada.

Logo para conseguir fazer face às novas exigências de um mundo globalizado, a resposta do Concelho de Montijo terá que passar por uma nova postura de todos os intervenientes que trabalham nos processos de desenvolvimento local.

Deste modo, e dando continuidade ao trabalho até agora desenvolvido, procuramos pensar e dar resposta aos problemas diagnosticados a partir de uma intervenção integrada. Esta é uma decisão que se deve, em grande parte, a um novo conceito de desenvolvimento local e a uma valorização de áreas de intervenção até agora muito secundarizadas ao nível das políticas municipais.

No Concelho de Montijo, este processo é operacionalizado na adesão e concretização de programas e projectos de carácter estruturante, tais como a “Rede Social” e o “Montijo Saudável”, quer através do reforço das questões do planeamento urbano, ambiental e acessibilidades, para dessa forma dar continuidade ao percurso iniciado pelo Município do Montijo na procura da sua afirmação como um concelho de e com futuro.