Estrutura da parceria

CLASS – Conselho Local de Acção Social e de Saúde / Plenário

As competências do CLASS passam pela dinamização e articulação das Comissões Sociais e de Saúde de Freguesia (CSSF), a apreciação dos problemas e propostas que sejam apresentados pelas CSSF, o encaminhamento para a Segurança Social de problemas que precisem da respectiva intervenção e a emissão de pareceres sobre a cobertura equitativa e adequada do Concelho por serviços e equipamentos sociais. Presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Montijo e com a presença de todos os parceiros Públicos e Privados sem fins lucrativos, reúne-se em Plenário trimestralmente.

A lista completa de parceiros é, hoje, composta por mais de meia centena de entidades.

Núcleo Executivo

Reúne-se bimensalmente e é composto, atualmente, pelos representantes das seguintes entidades:

– Câmara Municipal de Montijo (cuja Presidente também o preside)

– ACES Arco Ribeirinho (com assento permanente)

– Instituto de Solidariedade e Segurança Social (representado pelo SLAS, com assento permanente)

– Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento de Montijo

– Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro

– Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Montijo

– União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro / Jardia

CSSF’s – Comissões Sociais e de Saúde de Freguesia

As CSSF’s dependem directamente do CLASS e estão representadas em Plenário. Os objectivos das CSSF passam pela apreciação de problemas e propostas de solução, o encaminhamento para o CLASS (sempre que se justifique), a elaboração de estatísticas com o apoio do Secretariado Técnico e a promoção de colóquios e iniciativas afins, visando a consciência colectiva dos problemas sociais. São presididas pelos respectivos Presidentes de Junta de Freguesia e compostos pelos parceiros locais sem fins lucrativos.

Junto a estas estruturas core funcionam o Secretariado Técnico e os  grupos de trabalho que procuram dar resposta a problemas específicos identificados nos documentos de planeamento orientadores da intervenção da parceria.

Anúncios