Projetos de Envelhecimento Ativo comemoram final de ano

Os projetos de envelhecimento ativo levados a cabo pela Câmara Municipal do Montijo vão comemorar durante uma quinzena mais um final de ano cheio de sucessos.

 Assim, até 10 de Junho, vai estar patente a exposição “Pluralidades – Um olhar estranho” na Galeria Municipal do Montijo. Uma exposição alusiva aos trabalhos realizados pelos alunos das disciplinas de Pintura e Desenho e de Trabalhos Manuais da Universidade Sénior do Montijo.

A mostra inaugurada no dia 26 de Maio contou com a presença de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, e de Fernando Caria, presidente da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.

No dia 5 de Junho terá lugar às 10h30 a inauguração da exposição “Artes decorativas”. Uma mostra de trabalhos dos alunos de artes decorativas, patente até 2 de julho. A inauguração, nos Paços do Concelho, irá contar com a atuação do Coro da Academia Sénior da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

No mesmo dia, é inaugurada também a mostra de trabalhos dos alunos das disciplinas de fotografia e de azulejaria da Universidade Sénior, na Biblioteca Municipal, que contará com a atuação do Coro da Academia Sénior de Pegões e Canha. A exposição intitulada “Percursos” pode ser visitada até 20 de junho.

No dia 6 de Junho, a partir das 10h00, a Praça da República será palco de uma manhã desportiva protagonizada pelos alunos da Universidade Sénior, com Zumba e Ginástica Alternativa. A Academia Sénior de Pegões e Canha Saudável 65 também traz à Praça animação desportiva.

Às 15h30 terá lugar no auditório da antiga sede da Junta de Freguesia do Afonsoeiro a Festa de Final de Ano dos Ateliers Seniores do Montijo. A iniciativa contará com a participação do Grupo Coral e de Teatro dos Ateliers e do Coro Infantil Happy Kids da Escola de Música e de Dança de Pegões.

As comemorações continuam no dia 7 de Junho com artes na rua, a partir das 10h00, na Praça da República. Durante o dia, os alunos de Artes decorativas da Universidade Sénior dos Ateliers Seniores, da disciplina de trabalhos manuais “Artes da Dona Francisca” da Universidade Sénior e da Academia Sénior da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia e de Desenho e Pintura da Universidade Sénior do Montijo vão estar na rua com demonstrações dos seus trabalhos ao vivo.

No dia 8 de Junho terá lugar às 15h00 o colóquio “A dança como fator de desenvolvimento pessoal” organizada pela Comissão Representativa de Alunos e Professores da Universidade Sénior.

A iniciativa terá como oradores Lara Nicolau (danças tradicionais), da Universidade Sénior do Montijo, Marta Fuste (hip hop) da United Dance Crew, da Escola Sinfonias e Eventos, Helena Lopes (samba) da Sambatijo – Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.

Dia 9 de Junho terá lugar na Praça da República, às 16h00, um Desfile Académico intergeracional com queima das fitas da Universidade Sénior do Montijo, e a participação dos alunos da Escola Profissional.

De seguida, no Jardim da Casa Mora terá lugar o Arraial Académico, que contará com a atuação dos alunos de danças tradicionais e da tuna da Universidade Sénior do Montijo, do Grupo Coral dos Ateliers Seniores do Montijo. A tarde contará ainda com a entrega de Prémios: Jogos Florais e Concurso de Fotografia, uma organização da Universidade Sénior em parceria com a Comissão Representativa de Alunos e Professores.

Os alunos da disciplina de Teatro da Universidade Sénior do Montijo serão os protagonistas da peça de teatro “Uma família portuguesa”, que terá lugar no dia 14 de junho, às 21h30, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida.

A quinzena comemorativa do final de ano dos Projetos de Envelhecimento ativo tem o seu terminus no dia 16 de junho, pelas 22h00, na Sociedade Filarmónica 1.º de dezembro com o Baile de Finalistas da Universidade Sénior do Montijo, organizado pela Comissão Representativa de Alunos e Professores da Universidade Sénior.

Anúncios
por classmontijo