Câmara debate saúde no concelho com ARSLVT e ACES Arco Ribeirinho

cmm

Na continuidade da ação política de reforço dos cuidados de saúde no concelho, a Câmara Municipal do Montijo promoveu uma reunião com a diretora da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rosa Valente Matos, e o presidente do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho (ACES), Miguel Lemos.

 Em cima de mesa, na reunião realizada no passado dia 8 de novembro, esteve o reforço do Centro Hospital Montijo-Barreiro, o problema da gestão do Hospital do Montijo, a construção do Centro de Saúde do Montijo, o problema dos Centros de Saúde de Santo Isidro e de Canha, os investimentos previstos para a área da saúde, o reforço de meios humanos e os recursos médicos necessários à prestação de um serviço público de qualidade.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, voltou a exigir o cumprimento do protocolo, em vigor, assinado pela câmara e pela ARSLVT referente ao Centro Hospitalar Montijo-Barreiro, nomeadamente a atribuição de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida.

A câmara apresentou a sua visão estratégica para o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo a prioridade da requalificação do Centro de Saúde do Montijo e a convicção da integração dos cuidados de saúde, através da instalação do centro de saúde numa das alas desativadas do Hospital do Montijo.

Quanto ao funcionamento do Centro de Saúde de Pegões e das extensões de Saúde de Canha e de Santo Isidro, a câmara foi informada que, apesar das dificuldades existentes relacionadas com os recursos médicos, estão a ser realizados todos os esforços para garantir os cuidados primários de saúde às populações dessas freguesias.

Por fim, falou-se na cooperação entre a autarquia e os serviços regionais de saúde, com o objetivo de reforçar os serviços de saúde pública no ACES do Arco Ribeirinho sul. Nesse sentido, o Município do Montijo poderá disponibilizar o edifício municipal do Centro Cívico do Esteval, anteriormente ocupado pelo Infantário Espaço Verde, para a instalação dos Serviços de Saúde Pública do ACES do Arco Ribeirinho Sul.

Anúncios
por classmontijo