KONT´@RTE na Caneira inicia triénio

KONT´@RTE

A demonstração de artes marciais e de expressões artísticas, a atuação de um grupo de crianças e jovens do bairro, com música e danças ciganas, foram alguns dos momentos que marcaram a inauguração, no dia 6 de Maio, do projecto KONT´@RTE – E6G para o triénio 2016 a 2018, na sede do projeto, no Bairro da Caneira.

A Câmara Municipal assume a promoção local e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo a gestão do projeto, contando ainda com a parceria formal do Agrupamento de Escolas do Montijo, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Montijo, do ACES_ Arco Ribeirinho, da Florineve Lda e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Na cerimónia, o presidente da Câmara realçou que este é “um projeto com soluções inovadoras para enfrentar as causas das desigualdades que corroem a nossa coesão social, demonstrando a força que tem a cooperação das instituições do concelho.”

Para Nuno Canta, o verdadeiro desafio deste projeto reside no fato de “metermos mãos à obra para construir a partir dos problemas concretos e das dificuldades das pessoas respostas de solidariedade social. Foi por isso e com grande satisfação, que concebemos, em conjunto com os parceiros, o projeto Kont’arte”.

Presente no encontro a diretora do Programa Escolhas do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Internacional, Luisa Malhó referiu que “para estes três anos temos perspectivado um trabalho muito forte com o projeto e neste kontarte todos contamos: a equipa, as famílias as crianças e os jovens”.
“Acima de tudo, este projeto só faz sentido se todos participarem, se trabalharmos juntos para construirmos este projeto em prol deste bairro, se todos se empenharem não só em cuidarem deste espaço mas também em proporem atividades ao projeto”, disse

O professor João Martins recordou que este é o décimo ano que o projeto tu Kontas funciona, “primeiro no Esteval e agora, pelo quarto ano, na Caneira. É uma mais-valia essa continuidade. Tem sido um privilégio trabalhar com esta equipa”.

A candidatura do projeto KONT´@RTE à 6ª Geração do Programa Escolhas, para o triénio 2016 a 2018, foi uma das 88 candidaturas aprovadas, num universo de 247 candidaturas ao nível nacional, com um financiamento anual previsto de 65.100,00€.

Contribuir para o desenvolvimento, integração e autonomia de 180 crianças, jovens entre os 6 e os 30 anos e famílias de contextos socioeconómicos vulneráveis e multidesafiantes é o objetivo que o projeto Kont@rte pretende superar, dando continuidade mas reforçando o já realizado pelo Projeto Tu Kont@s+ no Bairro da Caneira, no âmbito da 5ª Geração Escolhas, que decorreu entre 2013 e 2015.

O projeto aposta na inclusão social de crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade social, na promoção e no reforço das competências e potencialidades dos mesmos ao nível pessoal, social, moral, artístico, desportivo e cultural, através de metodologias de educação não formal e educação pela arte, participação cívica e comunitária e inclusão digital.

Anúncios
por classmontijo