Comemorações Dia Internacional da Mulher

diamulher

A Câmara Municipal do Montijo assinalará o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com um conjunto de iniciativas que, para além da celebração desta efeméride, pretendem contribuir para a maior igualdade entre homens e mulheres.

No dia 10 de março, às 17h00, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida realizar-se-á uma Sessão Pública de homenagem às mulheres deputadas da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia desde a instituição destes órgãos municipais e que, atualmente, não exercem cargos políticos.

Sob o lema “Mulheres na Construção do Poder Local” pretende-se sublinhar a participação cívica das mulheres e o seu papel na construção do poder local e contribuir para a visibilidade desta participação. A cerimónia contará com as presenças da secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania, Catarina Marcelino, do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e da vereadora do pelouro da Solidariedade e Promoção da Saúde, Maria Clara Silva.

Nos dias 10 e 11 março, a partir das 10h00, o auditório da Biblioteca Municipal receberá uma ação de formação sobre “Mainstreaming de Género”, dirigida a funcionários da autarquia e de parceiros locais, que visa reforçar nos participantes a perspetiva de género no desenvolvimento das políticas e atividades locais e formar para a não discriminação e para o desenvolvimento de políticas promotoras da igualdade. Esta formação será da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

No dia 14 de março, às 14h00, no auditório da Biblioteca Municipal, terá lugar a reunião da Rede de Apoio às Mulheres em Situação de Violência que irá analisar a proposta de Plano Municipal na área da Violência Doméstica e de Género, documento este que contará com o apoio da Associação de Mulheres contra a Violência.

Para finalizar, no dia 18 de março, às 10h00, haverá nova sessão de formação no auditório da Biblioteca Municipal. De entrada livre (mediante inscrição prévia), esta formação é da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, tem como tema “Género, Envelhecimento e Violência” e dirige-se a todos os interessados nas questões da violência e do envelhecimento, especialmente a quem trabalha com este tipo de população, pretendendo prover os participantes de conceitos necessários à intervenção em situação de violência contra as mulheres idosas.

Anúncios
por classmontijo