Alegria e solidariedade marcam inauguração de polidesportivo

inauguracaopolidesportivo

Foi em clima de festa que, no dia 18 de abril, foi inaugurada a obra de recuperação do Polidesportivo do Centro Social de S. Pedro, no Afonsoeiro. Uma iniciativa financiada pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social + (CLDS +) – Roda Livre e inserida na programação das comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal do Montijo.

O equipamento, inaugurado em 1999 pelo Centro Social de São Pedro, estava devoluto, sendo totalmente recuperado pela instituição desde o pavimento, às estruturas, como os balneários, tendo sido sujeito também a pinturas interiores e exteriores. Uma obra no valor de 39.421,50 euros.

A inauguração do espaço contou com um jogo de futebol infantil disputado entre os jovens do projeto Roda Livre e o Estrela Futebol Clube Afonsoeirense, seguindo-se um almoço comunitário aberto à população.

Catarina Marcelino, presidente do Centro Social de São Pedro, afirmou que para a instituição “este é um espaço da comunidade, por isso vamos assinar um protocolo com o Estrela Futebol Clube para que possa utilizar este espaço para treinar”, justificou a presidente, garantindo que está em agenda protocolar, também, com a Escola Profissional a utilização do espaço.

A presidente da instituição referiu que “no âmbito do projeto CLDS +, 120 crianças do Afonsoeiro, do esteval e de Pegões desenvolveram várias atividades,100 famílias foram envolvidas em ações de formação parental e de alfabetização informal, 1200 pessoas foram atendidas no âmbito da formação e procura de emprego”.

Números que retratam bem o sucesso do projeto e que justificam a sua continuação garantiu Catarina Marcelino, adiantando que o “vamos fazer candidaturas para tentar encontrar novo financiamento, em conjunto com a câmara e com o apoio da junta, da escola profissional e dos outros parceiros. Até lá comprometemo-nos a continuar com as portas abertas”.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, sublinhou que reabrir as portas deste polidesportivo “é um fator muito importante de desenvolvimento da comunidade do Afonsoeiro. Um elemento de proximidade, um projeto que tem uma grande irradiação para a população porque permite que pessoas de todas as classes sociais possam confraternizar e desenvolver laços de amizade”, afirmou.

Nuno Canta recordou ainda que a autarquia tem desenvolvido esforços no sentido de melhorar as infraestruturas desportivas em todo o concelho. “Hoje a cidade do Montijo é mais qualificada e tem infraestruturas desportivas mais próximas da população”, garantiu.

O projeto RODA LIVRE resulta de uma candidatura apresentada por uma parceria local ao programa CLDS+ constituída pelo Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, como entidade coordenadora, pela Câmara Municipal do Montijo, como entidade promotora, e pela Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, como entidade executora do programa.

O financiamento do projeto é garantido pelo Instituto da Segurança Social, através do programa CLDS+ que procura promover a inclusão social dos cidadãos através do desenvolvimento de ações em parceria no combate à pobreza persistente e à exclusão social.

 

Anúncios
por classmontijo