Autarquia e CESIS elaboram Plano para a Integração dos Imigrantes

A Câmara Municipal do Montijo aprovou por unanimidade, na reunião de câmara de 15 de abril, um protocolo de parceria com o CESIS (Centro de Estudos para a Intervenção Social) tendo por objetivo a elaboração de um Plano para a Integração dos Imigrantes no Concelho do Montijo (PIICM).

imigrantes

Esta iniciativa teve por base uma candidatura a fundos comunitários do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), como explicou a vereadora Maria Clara Silva: “dispomos, desde há vários anos, de um Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes. Tendo por base o trabalho que desenvolvemos, o Alto Comissariado para as Imigrações (ACM) desafiou-nos a apresentar uma candidatura que foi aprovada, no valor de 10 mil euros, com um valor financiado de 95 por cento”.
“Atendendo a que já trabalhámos com a CESIS na elaboração do Perfil das Mulheres e Homens Imigrantes no concelho, bem como, no Diagnóstico de Igualdade de Género na Câmara Municipal do Montijo entendemos ser este o parceiro estratégico para connosco elaborar este plano municipal”, garantiu a vereadora.

Para a elaboração do diagnóstico prévio ao PIICM têm decorrido várias iniciativas, como a recolha dos indicadores oficiais disponíveis e o lançamento de questionários junto de entidades e instituições públicas e privadas nos vários domínios da nossa vida comunitária, como a saúde, a educação, entre outras, para obtenção de melhor informação quantitativa.

Nos dias 3 e 9 de Março realizaram-se grupos de discussão com os seguintes temas: “Educação, Formação e Mercado e Trabalho”, “Precariedade, Riscos e Respostas Sociais” e “Participação e Cidadania”. Estes grupos de discussão contaram com a participação das várias entidades presentes no concelho em cada uma destas áreas, bem como com a presença de alguns imigrantes e permitiram completar a avaliação com indicadores de natureza qualitativa.
No dia 18 de Março realizou-se um grupo de discussão destinado apenas a pessoas imigrantes para levantar, junto dos interessados, as necessidades mais sentidas e recolher propostas de intervenção. No dia 31 de Março foram realizadas visitas e reuniões com os executivos das juntas de freguesia de Canha, Pegões e da União das Juntas de Freguesias do Montijo/Afonsoeiro.

A 14 de Abril foi apresentado ao grupo de trabalho Imigrantes da Rede Social do Conselho Local de Ação Social e de Saúde do Concelho de Montijo (CLASS) o draft do plano para discussão e aprovação. O mesmo foi entregue, no dia seguinte, ao ACM. A versão final será apresentada em Junho em data ainda a fixar.

 

Anúncios
por classmontijo