Academia Sénior da União de freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro Jardia em Festa

A Academia Sénior da União de freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro Jardia comemorou um ano de existência. A cerimónia teve lugar no passado domingo, dia 8 de Fevereiro, no edifício da antiga Junta de Freguesia do Alto-Estanqueiro/Jardia.

academiasenioratalaiaaltoestanqueirojardia

A sessão de Abertura contou com as intervenções de Nuno Canta, Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Tolentino Gomes, secretário da União das Freguesias da Atalaia e Alto-Estanqueiro/Jardia, e João Martins, diretor da Escola Profissional do Montijo.

Nuno Canta referiu que para a Câmara Municipal do Montijo a Academia Sénior é um exemplo das “políticas de integração e de tolerância da autarquia. Temos respostas de proximidade e de qualidade para todos, dos jovens aos idosos”.

Para o autarca, a “exclusão é uma das realidades mais dramáticas e complexas da sociedade moderna. É preciso políticas que evolvam as pessoas, para que se conheçam, criem laços e tenham uma vida mais feliz. Este projeto tem essa ambição e este desígnio de envolver as pessoas na convivência e na aprendizagem ao longo da vida”.
João Martins sublinhou que a Escola Profissional continua disponível para abraçar este e outras iniciativas “ A escola quer ser parte activa da comunidade onde está inserida. Queremos continuar a colaborar e a potenciar estes projectos.”

Por sua vez, Tolentino Gomes afirmou que o sucesso da Academia se denota na mudança que teve na vida dos idosos que a frequentam. “Não é apenas para ocupar horas, mas antes um processo de aprendizagem. Quem diria, há um atrás, que hoje iriamos ter expostos trabalhos tão bonitos. Quem não sabia ler nem escrever, agora, já sabe assinar e os que não sabiam trabalhar com computadores, hoje, trocam emails entre eles e até temos um coro”, disse orgulhoso.

A cerimónia contou com o visionamento de um filme sobre as actividades da academia, foram entregues lembranças aos docentes voluntários e inaugurada uma exposição dedicada ao “Dia dos Namorados” com trabalhos elaborados por alunos.
Antes do lanche convívio teve lugar um momento musical proporcionado pelo Grupo Coral da Academia Sénior da União Freguesias de Atalaia e Alto-Estanqueiro / Jardia.

Recorde –se, que a Academia Sénior é uma das áreas chave do Projeto Junto de Si, financiado pelo PRODER, cujo principal objetivo é criar, dinamizar, e organizar atividades culturais, recreativas, de convívio e de aprendizagem sobre diferentes temas, através de um modelo de formação não formal. A Academia Sénior destina-se a adultos com mais de 50 anos, independentemente do nível de escolaridade, com vontade de aprender e de ensinar/partilhar experiências vividas.

 

Anúncios
por classmontijo