Autarquia celebra protocolos com Bombeiros do Montijo e de Canha

Foram aprovados no dia 21 de janeiro, em reunião de câmara, dois protocolos a celebrar com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Montijo e de Canha.

montijobombeiros-1728x800_c

Os dois protocolos resultam de conversações decorridas em 2014, durante vários meses, onde foi possível alcançar um amplo consenso entre as partes.

À Associação de Bombeiros Voluntários do Montijo foi atribuído um montante anual de 111.700 mil euros, o que corresponde a um apoio mensal de 10.500 euros. “Um aumento elevado porque se refere, nomeadamente, a apoios no âmbito da proteção civil e da prestação de serviços nas piscinas municipais”, afirmou Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo.

“Para além disso, foram também incluídos outros serviços como a lavagem de ruas e de contentores”, esclareceu o presidente.
Aos Bombeiros Voluntários de Canha foi aprovado a atribuição de um apoio financeiro com o montante anual de 30 mil euros, o que corresponde a um apoio mensal de 2500 euros.

“A grande diferença é a dimensão do quartel e o facto desta associação não nos prestar serviços”, explicou o presidente, justificando a diferença do valor atribuído a uma e a outra Associação.

No sentido de reafirmar a equidade no tratamento entre instituições, o edil salientou que, a partir de agora, a Associação dos Bombeiros de Canha só pagará 25 por cento da eletricidade que consumir, passando a estar em pé de igualdade com a sua congénere do Montijo.

Ao assinar estes protocolos o município assume, assim, que as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Montijo e de Canha desempenham uma importante ação de responsabilidade social, mantendo um corpo de bombeiros ativo, com responsabilidade de prestação de diversos serviços, no âmbito da proteção civil, da segurança, da saúde e do socorro às populações.

 

Anúncios
por classmontijo