Cantina Social recebe Presidência Aberta Solidária

400x300visitacantinasocial_1

No âmbito da iniciativa Presidência Aberta Solidária que pretende conferir maior visibilidade às respostas sociais do concelho, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, realizou, no dia 11 de dezembro, uma visita à Cantina Social.

“Nesta época de Natal e de solidariedade, estas visitas procuram dar a conhecer as respostas sociais mais importantes do concelho, para mostrar à generalidade dos montijenses que temos respostas muito qualificadas na cidade”, afirmou o presidente.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia, José Manuel Braço Forte, e a técnica responsável pela Cantina Social fizeram uma visita guiada às instalações que, ao longo dos anos, têm sido alvo de obras de ampliação e melhoria.

Os responsáveis pela Cantina Social informaram o presidente sobre a evolução do número de utentes, que foi crescendo ao longo dos anos, existindo, neste momento, lista de espera para o acesso à Cantina Social. Diariamente nas suas instalações, ao abrigo do protocolo com a Segurança Social, a Cantina Social presta apoio a 50 utentes. Através do Plano de Emergência Alimentar fornece, ainda, ajuda alimentar a 56 pessoas.

Paralelamente ao fornecimento de refeições, a equipa da Cantina Social apoia os seus utentes em áreas tão diversas como a higiene pessoal, a lavagem e tratamento de vestuário, apoio psicossocial, atividades de procura ativa de emprego e, inclusive, apoio no acompanhamento escolar das crianças.

A Cantina Social surgiu no ano de 2006, é gerida pela Santa Casa da Misericórdia do Montijo e encontra-se em terreno cedido pela Câmara Municipal do Montijo.

Anúncios