Presidente visita Equipa do RSI

400x300visitaequiparsi_1

No âmbito da Presidência Aberta Solidária, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, visitou hoje, 5 de dezembro, a Equipa do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI) do Montijo e Alcochete.

Nesta quadra natalícia, a Presidência Aberta Solidária pretende “dar mais visibilidade às diferentes respostas sociais de elevado nível, que o concelho do Montijo tem ao dispor dos seus cidadãos”, afirmou o presidente.

Na sua visita, Nuno Canta inteirou-se, com mais pormenor, do trabalho diário da Equipa do RSI, tanto na monotorização e acompanhamento dos beneficiários deste apoio, como sobretudo nas respostas sociais que fornecem ao nível da formação e capacitação dos cidadãos.

Os técnicos da Equipa mostraram-se preocupados com a evolução da quantidade de famílias que acompanham. Os números revelam uma duplicação no espaço de quatro anos: de cerca de 500 famílias em 2010 para 813 até outubro de 2014. No total, anualmente, são acompanhados 1673 beneficiários do RSI em Montijo e Alcochete, realizados 2106 atendimentos pelos técnicos, 6900 atendimentos ao balcão e 2481 visitas domiciliárias.

De acordo com a Equipa do RSI, paralelamente ao número de beneficiários regista-se um desenvolvimento na tipologia de casos, verificando-se, cada vez mais, situações relacionadas com problemáticas sociais complexas, como o aumento do desemprego e o empobrecimento da população.

A Equipa do RSI é composta por 18 trabalhadores e resulta de um protocolo entre a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo e a Segurança Social, encontrando-se a funcionar em instalações da Câmara na Praceta Páteo d’ Água, no centro do Montijo.

No final da visita, o presidente Nuno Canta deixou votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo a toda a Equipa do RSI de Montijo e Alcochete.

A Presidência Aberta Solidária prossegue na próxima semana com visitas a outros equipamentos e respostas sociais do concelho.

 

Anúncios