CPCJ expõe trabalhos de crianças e jovens

cpcjmontijo

No dia 20 de Novembro, dia em que se comemora a Convenção sobre os Direitos das Crianças, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de Novembro de 1989 inaugura na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, pelas 15h00, uma mostra de trabalhos realizados por crianças e Jovens no âmbito da campanha laço azul que visa alertar para a erradicação dos maus tratos na infância.

A exposição é o resultado de um trabalho desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montijo (CPCJ) de Montijo em parceria com alguns agrupamentos de escolas do Concelho e a Casa Abrigo de Montijo.

Foram realizados 11 trabalhos elaborados por alunos da turma PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, da EB1 Joaquim de Almeida, da EB Integrada do Esteval, da EB1 da Jardia, da EB1 Ary dos Santos, da EB1 Luís de Camões, do Jardim de Infância do Bairro da Liberdade, da EB1 da Caneira e por crianças integradas na Casa Abrigo de Montijo.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. O conceito baseou-se então em “fazer com que as pessoas se questionassem”. E porquê azul? A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

A mostra patente até ao final do ano pode ser visitada de segunda a sexta-feira, 10h00 às 19h00, sábado e segunda 14h00 às 19h00.

 

Anúncios