Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS – Fase VI 2014-2018

Desde a sua fundação em 1988, e ao longo dos seus 25 anos de experiência, as Cidades Saudáveis têm constituído um processo ativo e vibrante e uma plataforma de inspiração e aprendizagem para as cidades europeias que trabalham em prol da saúde, bem-estar e equidade em saúde.

O lançamento desta nova fase VI da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde apresenta uma oportunidade única para o movimento.

O enquadramento da Fase VI está moldado em torno das metas e objetivos da nova política e estratégia europeia para a saúde e o bem-estar – Saúde 2020. A Saúde 2020 reforça os valores e princípios nos quais se baseiam as Cidades Saudáveis e oferece o potencial de fortalecer o posicionamento político, bem como de ampliar os âmbitos estratégico e operacional do trabalho das Cidades Saudáveis. A adoção da Saúde 2020 por todos os 53 Estados-Membros da Região Europeia providencia um ambiente propício e encorajador à sua aplicação, localmente. Mais importante ainda, a Saúde 2020 reconhece o importante papel dos governos locais no desenvolvimento da saúde e, especialmente, foca-se em abordagens à saúde que são transversais ao conjunto de níveis governativos e de setores da sociedade.

A Fase VI é um enquadramento prático e flexível para a implementação da Saúde 2020, ao nível local.

Conheça os objetivos e requisitos da Fase VI (2014-2018) aqui.

Anúncios