Sala Cheia para o lançamento do CD da Tuniseti

No dia 23 de Abril, a sala da Assembleia Municipal encheu para o lançamento do CD da Tuniseti – Tuna Académica da Universidade Sénior do Montijo, intitulado “Os Sons da Nossa Tuna”.

A vereadora da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde, saudou os alunos e professor. “O lançamento deste CD deve-se ao trabalho desenvolvido pelo professor Carlos Xavier e daqueles que, no dia-a-dia, estão na nossa Tuna. Um agradecimento aos alunos que na Tuna trabalham connosco e se predispuseram a gravar estas canções. Espero que este seja o primeiro CD da Tuna e que, a este, outros se lhes sigam”, referiu.
A autarca sublinhou que este e outros projetos da Universidade Sénior, como o grupo de danças tradicionais e o clube dos dizedores, são realizados por “um grupo de homens e mulheres dedicados à cultura e a várias formas de arte que muito nos honram”.
Carlos Xavier, responsável pelo projeto, recordou que este é um culminar de um sonho antigo. “Este projeto, que já vem de 2010, foi criado com o intuito de ajudar as pessoas que, ao longo da sua vida profissional, não tiveram a oportunidade de aprender música”, acrescentando que “a aprendizagem para mim só faz sentido quando é apresentada publicamente”.
A cerimónia terminou com uma conferência proferida por António Vasconcelos, presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical.
O CD da Tuniseti, que é composta atualmente por 34 elementos, tem 13 faixas, incluindo o Hino da Tuniseti e versões de clássicos como “Lisboa Menina e Moça”, “Chapéu Preto” ou “Coimbra é uma lição”. Está à venda na Universidade Sénior e as verbas angariadas são para ajudar a Tuna a comprar equipamento.
Recorde-se que a Universidade Sénior do Montijo nasceu da celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal do Montijo e a Universidade Setubalense da Terceira Idade, em 2006. Para além do calendário letivo, tem dinamizado um conjunto de atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio entre os seus alunos e a comunidade montijense.

 

 

Anúncios