Inaugurada Academia Sénior no Alto Estanqueiro

“Este é um projeto que nos enche de orgulho”. As palavras são de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, que no dia 31 de janeiro procedeu à inauguração da Academia Sénior da União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, na Quinta dos Russos, edifício da extinta Junta de Freguesia do Alto Estanqueiro-Jardia.

Para Nuno Canta, a Academia “concebida para responder às necessidades das pessoas seniores, ao seu direito à autonomia, a uma vida digna e respeitada” não se resume “a um espaço de entretenimento ou a uma mera ocupação do tempo ou mesmo de partilha de saberes”. Para o autarca, será uma resposta municipal capaz de proporcionar “um envelhecimento activo, de aprendizagem ao longo da vida e impulsionadora de uma verdadeira solidariedade intergeracional”.


Recorde–se que a Academia Sénior é uma das áreas chave do Projeto Junto de Si, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) cujo principal objetivo é criar, dinamizar, e organizar atividades culturais, recreativas, de convívio e de aprendizagem sobre diferentes temas, através de um modelo de formação não formal.

Depois da Academia Sénior de Pegões, este novo espaço, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal do Montijo, a União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro e a Escola Profissional do Montijo vem, assim, reforçar a aposta da autarquia na promoção e dinamização de espaços e atividades potenciadores de um envelhecimento ativo da população.

A Academia Sénior da União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia destina-se a adultos com mais de 50 anos e conta com as seguintes atividades: Atelier das Artes, Língua Portuguesa (Alfabetização), Informática, Desporto Sénior e Tardes do Chá independentemente do nível de escolaridade, com vontade de aprender e de ensinar/partilhar experiências vividas.

Anúncios